Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 31/10/2017 às 19:09:13 por Farmacêutico | Beleza Today, Naturativa
Fatores de Crescimento em cosméticos
Aqui você encontra todos eles!

Quando se realiza algum tratamento estético, ou quando a pele sofre com situações que podem causar lesões, como queimaduras de sol e até mesmo o envelhecimento natural, a cicatrização pode ser lenta e incomoda. A pele danificada tende a ficar mais fina, menos elástica e resistente, devido a degradação das fibras de colágeno e elastina, o que leva ao desenvolvimento de rugas. Há, também, uma diminuição na capacidade de absorção de nutrientes e de hidratação da pele, resultando em ressecamento e descamação, além de dificuldade de cicatrização do tecido.

Para ajudar no processo de recuperação da pele, por conta do envelhecimento ou de pós-tratamentos, é comum indicarem produtos cosméticos contendo Fatores de Crescimento.

Mas afinal, o que são eles?

Fatores de Crescimento são moléculas proteicas produzidas pelo corpo que se ligam a receptores de membranas celulares. Por meio dessa união, eles atuam em mecanismos de cicatrização e reparo do tecido. Sendo assim, essas substâncias são fundamentais para proteção, manutenção da integridade da pele e regulação de tecidos normais.

Cosméticos que contém Fatores de Crescimento são potentes e eficientes na diminuição de manchas e preenchimento de rugas, além de serem mediadores biológicos naturais em vários tecidos em fase de cicatrização e renovação celular.

Esses são os Fatores de Crescimento mais utilizados nos cosméticos.

Na Farmacêuticos Farmácia e Manipulação você encontra todos eles!

Epidermal-EGF: reduz e previne linhas e rugas pela ativação de novas células da pele.

Vascular Endotelial-VEGF: ao estimular a proliferação de vasos sanguíneos facilita a nutrição do folículo capilar.

Insulínico-IGF: afeta a proliferação celular e o ciclo de crescimento capilar, fortalecendo os cabelos e estimulando os folículos a produzirem fios mais densos e fortes.

Fibroblástico-b-FGF: rejuvenescedor por excelência, induz a formação de colágeno e elastina e melhora a circulação periférica.