Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 13/11/2017 às 16:37:21 por Farmacêutico
Cosméticos sintéticos, naturais e orgânicos.
Você conhece a diferença entre eles?

Os cosméticos com alta concentração de ingredientes retirados da natureza, os orgânicos e naturais, estão conquistando cada vez mais espaço. Por outro lado, os sintéticos, com matérias-primas criadas em laboratório, continuam sendo maioria no mercado. Conheça as diferenças entre cada um deles e descubra qual é o melhor para a sua pele.

Cosméticos Orgânicos

Ingredientes naturais cultivados sem agrotóxicos ou qualquer substância sintética compõem 95% da fórmula. Contém óleos essenciais como conservantes, e as embalagens poluem o mínimo possível o meio ambiente. No frasco, os selos internacionais Icea e Ecofert, assim como o nacional IBD, atestam que o cosmético é mesmo orgânico.

Benefícios

Tendem a causar menos irritações na pele e contribuem para a conservação do meio ambiente: a espuma dos xampus orgânicos, por exemplo, não agride a natureza. A durabilidade é a mesma de outros cosméticos: cerca de dois anos.

Desvantagens

Como não possuem ativos sintéticos para potencializar sua ação, podem demorar um pouco mais para alcançar o efeito desejado. Também são mais difíceis de serem encontrados no mercado e, em geral, tem preço elevado, pois o custo de produção é mais alto.

Cosméticos Naturais

Em média 70% de seus ingredientes são retirados da natureza, mas eles não precisam ter passado pelos rígidos critérios de plantio dos orgânicos. Além disso, os 30% restantes podem ser sintetizados em laboratório. Levam conservantes artificiais ou naturais. Um dos selos da categoria é o alemão BDIH.

Benefícios

Alguns componentes naturais podem ser considerados mais poderosos que os químicos. É o caso da camélia, às vezes, a estrutura de uma planta é tão complexa que não se consegue reproduzi-la em laboratório. Outro exemplo é o Phloretin, uma substância encontrada na casca da maçã que protege a pele da radiação ultravioleta. Além disso, acelera a renovação celular, aumenta a firmeza e a luminosidade da pele e diminui as rugas e linhas de expressão.

Desvantagens

Pessoas com a pele muito sensível podem desenvolver alergias a produtos naturais. Por tanto, antes de usar, vale consultar um médico sobre eventuais reações anteriores a cremes com ingredientes naturais ou até a determinados alimentos.

Cosméticos Sintéticos

É a categoria mais presente no mercado. Muitos dos ingredientes são desenvolvidos em laboratório ou são de origem animal. Os ativos artificiais que compõem esses produtos imitam matérias-primas da natureza. São utilizados corantes, conservantes, álcool e parabenos e muitos desses produtos são testados em animais.

Benefícios

Entre os produtos para o cabelo, essa classe sai na frente, pois contém silicone, que deixa os fios macios. Outra vantagem é que, com o crescente investimento da indústria em novas tecnologias, há atualização constante das fórmulas, que contêm cada vez mais itens eficazes e multifuncionais.

Desvantagens

Podem conter substâncias derivadas do petróleo, como vaselina e parafina, o que alguns especialistas consideram um risco à pele. O uso dos parabenos também é polêmico, já que há quem os relacione ao surgimento de cânceres, embora isso não tenha sido comprovado cientificamente.