Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 04/12/2017 às 18:14:19 por Equipe de Comunicação | INFINITY PHARMA
YAM MEXICANO
Eficaz no tratamento de problemas reprodutivos femininos.

Sinonímia: Inhame selvagem

Parte utilizada: Rizomas

Constituintes principais

• Sapogenina esteroidal (diosgenina).Diosgenina é um fito estrógeno precursor na biossíntese de estrógenos e de progesterona. Tem a capacidade de estimular os osteoblastos e aumentar a sensibilidade dos receptores de estrogênios.

• Alcalóides (traços), taninos, fitosteróis, amido e mucilagens (não dosado).

Usos Terapêuticos

O Yam Mexicano, também conhecido como inhame mexicano ou inhame selvagem, é uma planta utilizada para criar esteroides, como estrogênio e DHEA. Apesar de ser utilizado para criar hormônios, essa transformação não pode ocorrer naturalmente no corpo humano, apenas em laboratório. Portanto, comer o Yam Mexicano ou um suplemento dessa planta não funciona como um substituto para tratamentos com esses hormônios. Por conter precursores esteroidais são utilizados na vitalidade feminina, entretanto, sua conversão endógena para progesterona é pequena. O Yam Mexicano é indicado em problemas reumáticos, cólicas biliares, dismenorreia e cãimbras. É utilizado também para a síntese de hormônios esteroidais e nas preparações homeopáticas, sendo usado nas cólicas uterinas, cólicas hepáticas, cólicas renais, cólicas intestinais espasmódicas, dispepsia com muitas dores flatulentas, entre outras aplicações.

Tratamento de problemas reprodutivos femininos

Um dos principais usos do Yam Mexicano é no tratamento de problemas reprodutivos femininos, como cólicas menstruais, desequilíbrios hormonais e menstruação irregular. O inhame mexicano é frequentemente adicionado a cremes para reduzir sintomas de menopausa como ondas de calor, secura vaginal e perda de libido

Antioxidantes

O Yam Mexicano contém uma grande concentração de antioxidantes. Os antioxidantes são importantes para combater os radicais livres e evitar várias doenças, como câncer e problemas do coração. Além disso, também ajudam na desintoxicação do corpo.

Ajuda na digestão

O Yam Mexicano em pó é usado para tratar vários problemas digestivos, incluindo a síndrome do intestino irritável, cólicas e flatulência. Ele possui essa ação por conter alcaloides que ajudam a relaxar os músculos do estômago.

Ação anti-inflamatória (ação esteroide e dos bioflavonóides)

O Yam Mexicano possui propriedades anti-inflamatórias, e é usado para ajudar a reduzir a dor em condições como artrite reumatoide, entre outras.

Regula a função metabólica

Algumas substâncias presentes no Yam Mexicano podem ajudar a regular o metabolismo do corpo. Isso é essencial para que o corpo funcione bem, com mais energia e vitalidade.

Esteroide

Estrutura molecular semelhante ao DHEA, possível aderência e estimulação dos receptores hormonais (não comprovado).

Antiespasmódico

Devido à atuação na musculatura lisa uterina, intestinal, biliar e respiratória.

Hipotensor

Atuação nos vasos sanguíneos de médio e pequeno porte (suave efeito diurético).

Hipocolesterêmico

Aumento do HDL e diminuição do LDL.

Estudos

A maior pesquisa relacionada às saponinas em plantas medicinais está centrada na possibilidade de obter precursores para síntese de cortisona. Esta substância foi isolada do córtex da adrenal e posteriormente sintetizada a partir de certos ácidos biliares provenientes de bovinos. Devido à limitação do fornecimento por estas fontes, fez com que se procurasse fontes vegetais com saponinas esteródias. Atualmente é considerado que para um composto esteroidal seja levado em conta como precursor da cortisona, deve conter grupos hidroxilas nos carbonos 3 e 11 da molécula, ou ser convertido nesta estrutura. Outra ação de relevância promovida pela diosgenina está baseada no seu efeito antiespasmódico, demonstrado experimentalmente em intestino isolado de cobaias, empregando-se, portanto, nos casos de cólicas ou espasmos das vias urinárias e em dores que ocorrem nas síndromes da menopausa. Destaca-se sobre esta última a espécie Dioscorea hypoglauca, uma variedade oriental conhecida como Inhame de Sete Lóbulos. As saponinas têm demonstrado possuir, "in vitro", propriedades anti-inflamatórias, antimiocóticas, hipocolesterolêmicas e antitumorais sobre alguns modelos de sarcomas experimentais. A estrona é um hormônio encontrado na natureza ou preparado a partir de urina de éguas prenhas ou do Yam Mexicano (Dioscorea). Apresenta-se como um pó cristalino branco tendendo ao amarelo, é inodoro e praticamente insolúvel em água. É solúvel na proporção de 4 mg/ml em álcool e óleos vegetais. Está disponível no mercado como suspensão injetável, 5 mg/ml.

Precauções e contraindicações

Deve ser utilizado com cautela em pacientes sob terapia de medicações esteroidais, em pacientes submetidos a TRH, que fazem uso de contraceptivos orais e com histórico de doença trombolítica e derrame. É contraindicado em pacientes com histórico de tumor estrógeno dependente ou câncer endometrial.

Efeitos adversos

Baixo índice de efeitos adversos. Apenas sonolência e vertigens foram relatados.

Interações

Agentes esteroidais, estrogênios, contraceptivos orais e terapia de reposição estrogênica.