Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 08/02/2018 às 00:33:22 por Equipe de Comunicação | imirante.com
Entenda as diferenças entre medicamentos manipulados e industrializados.

Quase sempre que vamos ao médico saímos com uma receita de um medicamento para comprar. Mas e se essa receita for de um medicamento manipulado, o que fazer? Será que os manipulados são eficazes e confiáveis? É fato que muitas pessoas ainda se sentem inseguras com o tratamento de doenças utilizando medicamentos manipulados.

Se a prescrição do medicamento foi feita por um profissional habilitado, pode ficar tranquilo, pois os manipulados são tão eficazes quanto os industrializados. Quando um médico prescreve uma fórmula magistral, como também é conhecido o medicamento manipulado, o paciente passa automaticamente a receber uma atenção diferenciada, pois seu medicamento será único, produzido na dose e na quantidade necessária para o tratamento. Além do componente direcionado de maneira específica, o formato também é personalizado, já que é possível escolher entre cápsula, pastilha, gel, pomada, entre outros, conforme a necessidade ou o que seja mais confortável para o paciente.

Já os medicamentos industrializados são produzidos nas indústrias em grandes quantidades, com dosagem ou concentração padronizadas, de modo a serem utilizados por um grande número de pacientes.

Algumas pessoas fazem confusão acreditando que os manipulados têm menor qualidade e só tratam de produtos naturais. Pois esse é um conceito errado! A eficácia dos medicamentos manipulados é a mesma dos industrializados, pois a substância ativa é igual para ambos.

A principal diferença entre o manipulado e o industrializado é a forma de fabricação. O industrializado é fabricado em grande escala, por maquinários e com fórmulas fechadas. Já o manipulado é feito de forma mais artesanal e personalizada, pois a fórmula do medicamento é fabricada pelo farmacêutico de acordo com as necessidades de cada paciente.

Além disso, os manipulados saem na frente quando o assunto é preço. Os manipulados, dependendo das fórmulas prescritas, podem custar de 40 a 50% mais barato do que os industrializados, apresentando a mesma qualidade e eficiência. Os manipulados são mais baratos que os medicamentos industrializados porque são feitos sob medida, ou seja, são fabricados somente por prescrição, na quantidade certa para o paciente seguir com o tratamento, não existindo sobras e muito menos desperdícios. Além disso, na manipulação pode ser feito a associação de vários ativos, já que muitos pacientes precisam tomar mais de um medicamento por dia. Mas, lembre-se: se você for manipular o seu medicamento, procure sempre uma farmácia de manipulação de confiança para evitar futuras complicações.