Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 11/04/2018 às 20:04:03 por Equipe de Comunicação
Probiótico Lactobacillus Paracasei
Melhora o fluxo intestinal após ingestão de antibióticos e diminui sintomas relacionados à rinite alérgica

O grupo Lactobacillus Casei compreende bactérias lácticas fenotipicamente e geneticamente heterogêneas, aptas a colonizar vários ambientes naturais e criadas pelo homem. As bactérias do grupo Lactobacillus Casei têm sido amplamente estudadas com relação a suas propriedades promotoras à saúde. Várias funções benéficas ao organismo humano têm sido atribuídas ao consumo regular de alimentos contendo bactérias desse grupo. Além disso, há evidências que sua administração melhora a integridade do intestino e a atividade metabólica das células intestinais, estimulando respostas imunológicas, reduz sintomas gastrointestinais consequentes do tratamento com certos antibióticos e protege as células epiteliais dos danos induzidos por E. coli, prevenindo alterações da morfologia celular, formação de lesões e aumento da permeabilidade intestinal. O Lactobacillus Paracasei é uma espécie de bactéria gram-positiva, não patogênica, heterofermentativa, que é naturalmente encontrada em diversos nichos, incluindo produtos lácteos, carnes, vegetais além de também residir no trato gastrointestinal dos seres humanos e animais. Utilizada como probiótico, permite a melhora do equilíbrio microbiológico estabilizando enzimas digestivas, ativa e regula respostas do sistema imunológico associadas à mucosa intestinal, oferecendo proteção contra patógenos. A patogênese de doenças alérgicas, como a rinite, tem sido descrita como o desequilíbrio das células Th1/Th2. Os probióticos inibem esta patologia por suprimir a resposta Th2. As interleucinas IL- 4, IL-5 e IL-13 são as citocinas representativas liberadas por células Th2, que são reprimidas pelos probióticos. Além disso, eles aumentam o nível de IL-10 e o TGF-β através das células T regulatórias em doenças alérgicas.

Aplicações

Diminuição dos sintomas relacionados à rinite alérgica.

Redução dos sintomas, como diarreia e náuseas, decorrentes do tratamento com antibióticos.

Melhora dos sintomas da diarreia não induzida por rotavírus.

Modulação do sistema imune cutâneo.

Vantagens

Melhora da qualidade de vida

Melhora a flora intestinal

Promove melhora do fluxo intestinal após a ingestão de antibióticos

Mecanismo de ação

Os probióticos possuem três vias de mecanismos de ação, o primeiro deles sugere a supressão do número de células viáveis, através da produção de compostos com atividade antimicrobiana, a competição por nutrientes e a competição por sítios de adesão. O segundo mecanismo é a alteração do metabolismo microbiano, através do aumento ou da diminuição da atividade enzimática.  O terceiro é o estímulo da imunidade do hospedeiro, através do aumento dos níveis de anticorpos e o aumento da atividade dos macrófagos. As atividades dos probióticos podem ser divididas em efeitos nutricionais, fisiológicos e antimicrobianos.

Estudos Relacionados

Diminuição de sintomas relacionados à rinite alérgica. Estudo que avaliou o efeito do Lactobacillus Casei em pacientes com rinite alérgica de pólen de gramíneas tratados com loratadina e apresentando alteração à qualidade de vida, durante cinco semanas, demonstrou que esta suplementação proporciona melhora da qualidade de vida e ainda, reduz significativamente os sintomas oculares dos indivíduos. Outro estudo que avaliou o efeito do Lactobacillus Casei como adjuvante na terapia com Lcetirizina em crianças com rinite alérgica perene, durante doze semanas, demonstrou que esta suplementação proporciona melhora significativa nos sintomas individuais de espirros, coceira no nariz, olhos inchados, mesmo após interrupção do tratamento regular com Lcetirizina. Os resultados reforçam os dados promissores já obtidos em outros estudos que demonstram que o consumo de Lactobacillus Casei pode ser adjuvante terapêutico eficaz para rinite alérgica.

Efeitos gastrointestinais. A terapia com Lactobacillus Paracasei auxiliou na melhoria dos sintomas de crianças com diarreia não induzida por rotavírus. O consumo de leite fermentado contendo a cepa Lactobacillus Casei também foi relacionado com a redução de episódios de diarreia.

Contraindicações

Não possui contraindicações.

Reações adversas

Baixos índices de efeitos adversos foram relatados.

Precauções

Armazenar em ambiente com temperatura entre 15 a 25º C.

Pacientes Imunossupremidos não devem administra-los, somente com orientação médica.