Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 09/08/2018 às 20:31:24 por Equipe de Comunicação
Policosanol
Auxilia na redução do colesterol

O Policosanol é derivado de ceras vegetais, tais como cera de cana de açúcar, e possui como componente principal o octacosanol, um produto nutracêutico desenhado e desenvolvido para fazer baixar o colesterol circulante no sangue. Seu mecanismo de ação ocorre através da inibição da biossíntese do colesterol no fígado, diminuição do LDL circulante e aumento dos valores de HDL.

Diversos estudos mostraram que o Policosanol, além de baixar o colesterol, também inibe a agregação plaquetária e previne o desenvolvimento de lesões arteroscleróticas, sendo por isso seguro e eficaz em pacientes com diabetes tipo II, com hipercolesterolemia.

O Policosanol (octacosanol) parece retardar a síntese do colesterol no fígado e aumentar a reabsorção hepática do colesterol LDL. Em 16 estudos duplamente-cegos vs placebo, que incluíram um total de mais de 1.500 pessoas e com duração entre 6 semanas e 12 meses, foi demonstrado que o Policosanol é eficaz para melhorar os níveis de colesterol no sangue. Os resultados desses estudos sugerem que o tratamento com Policosanol pode reduzir o LDL de 21 a 29% e o colesterol total (CT) numa quantidade um pouco menor. Além disso, o Policosanol parece aumentar o colesterol HDL entre 8 a 15%. Estes ensaios foram feitos apenas em pessoas cujos níveis de colesterol não tinham melhorado apenas com dieta alimentar.

Num estudo, envolvendo 244 mulheres pós-menopausa, com níveis elevados de colesterol, receberam inicialmente placebo ou 5 mg de Policosanol por dia por 12 semanas. Posteriormente dobrou-se a dose de 10 mg por dia (no grupo tratado) e o estudo continuou por mais 12 semanas. Os resultados mostraram melhorias significativas, com benefícios adicionais depois do aumento da dose.

No final do estudo:

  • O colesterol LDL baixou 25,2%
  • O colesterol Total (CT) baixou 16,7%
  • O colesterol HDL subiu 27,2%

Observaram-se resultados idênticos em outro estudo duplo-cego, com a duração de 12 meses, envolvendo em 589 homens e mulheres. Para esse estudo foram selecionados doentes idosos, hipertensos e com níveis elevados de colesterol.

Claudicação intermitente

As artérias que fornecem sangue às pernas podem bloquear-se de forma séria em estágios avançados de aterosclerose. Isso pode causar uma dor severa mesmo quando se anda distancias curtas, uma vez que os músculos ficam carentes de oxigénio. Com efeito, frequentemente a intensidade da claudicação intermitente é medida em relação à distância que a pessoa pode andar sem dor. Um estudo duplo-cego placebo controlado durante 2 anos em 56 indivíduos constatou que o tratamento com Policosanol (10 mg duas vezes ao dia) melhorou a curta distância por mais de 50% em 6 meses e os benefícios aumentaram ao longo do estudo. Ainda não sabemos como o Policosanol atua nesta doença. As evidências sugerem que pode tornar o sangue mais fluido (tecnicamente, impedir o acúmulo de plaquetas) aproximadamente no mesmo grau que a aspirina na dose de 100 mg / dia.