Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 04/01/2019 às 23:22:37 por Equipe de Comunicação
Vaginite
Causas e tratamento

A vaginite ou vaginite bacteriana é uma inflamação do revestimento da vagina, que gera produção de uma secreção vaginal chamada vulgarmente de corrimento. As alterações hormonais próprias das diferentes fases do ciclo menstrual produzem uma secreção normal aquosa, mucosa ou branca leitosa que pode variar de quantidade e de tipo. Após a menopausa, este corrimento tende a diminuir devido à falta de estrogênio, o que aumenta a possibilidade de infecções.

Causas da vaginite

As causas da vaginite incluem infecções, substâncias ou objetos irritantes, tumores ou outra formação anormal, radioterapia, medicamentos, alterações hormonais e até mesmo a má higiene pessoal.

Sintomas da vaginite

O sintoma mais comum da vaginite é um corrimento vaginal volumoso, mais espesso que o normal, com coloração diferente, de odor fétido, acompanhado de coceira ou dor. O odor pode tornar-se mais intenso após o contato íntimo ou após a lavagem com sabonete, pois as duas situações reduzem a acidez vaginal, favorecendo a proliferação bacteriana. A vulva pode tornar-se irritada e também causar coceira.

Como tratar a vaginite

Quando a causa é uma infecção, o tratamento para a vaginite consiste na administração de um antibiótico, um antifúngico ou um antiviral, de acordo com o microrganismo responsável pela infecção. As lavagens em excesso e as lavagens com medicamentos são desaconselhadas, pois podem aumentam o risco de doença inflamatória pélvica. Recomenda-se também tratar o casal para evitar uma recontaminação com o agente causador da doença.