Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 11/02/2019 às 15:05:11 por Equipe de Comunicação | minhavida.com.br/saude/materias/12606-como-evitar-e-combater-a-diarreia-no-verao
Como se proteger contra vírus, bactérias e parasitas de verão.

Manter alimentos fora da geladeira e expostos ao calor intenso por muito tempo, o contato direto com a areia, onde podem passar animais como cães e pombos, e a grande quantidade de pessoas circulando nas praias, lagoas e parques fazem destes ambientes um paraíso para a proliferação de micro-organismos causadores de doenças. Os vírus, normalmente, são passados de uma pessoa a outra e as bactérias provocam a contaminação por meio dos alimentos. A falta de cuidados com a limpeza e armazenamento dos alimentos e com a higiene das mãos são os principais gatilhos de doenças nessa época do ano.

Previna-se

  • Só consuma alimentos em lugares onde a procedência é segura. Evite os petiscos de ambulantes e de barracas sem higiene adequada. Repare se os profissionais usam luvas, toucas e também na forma como a louça é armazenada. A melhor opção é, sempre que possível, levar alguns alimentos de casa para fazer o lanche de maneira mais segura. Nesse caso, dê preferencia para alimentos leves e que suportem ficar mais tempo fora da geladeira sem estragar, como frutas com casca, pacotes de biscoito tipo polvilho, chips ou cookies, mix de castanhas, milho cozido, sucos de fruta e água de coco.
  • Lave as mãos com água limpa e sabão. É sempre uma boa ideia ter uma garrafinha de álcool em gel na bolsa para as situações de emergência. Lembre-se de higienizar os talheres e sempre lave bem as latinhas de cerveja ou refrigerante antes de consumir, afastando os riscos de contaminação pelo armazenamento inadequado.
  • Passe o tempo livre em praias, parques e lagoas onde não houve aviso recente de contaminação, mesmo que seja necessário caminhar um pouco mais ou pegar o carro. Em regiões impróprias para banho, é melhor até passar longe da areia, que pode estar contaminada pelos movimentos de alta e baixa da maré.
  • Caso queira somente caminhar pela beira da água, faça isso de tênis ou com outro calçado fechado e confortável.
  • Não beba água vinda de torneiras. E, se for reaproveitar a garrafinha de água mineral, não se esqueça de lavar bem o frasco.

Intoxicação alimentar

Mesmo fazendo todas as refeições em casa, a intoxicação alimentar é uma ameaça no verão. Com o calor, os alimentos estragam com facilidade e o organismo sofre com a ação das bactérias. Por isso, armazene os alimentos em um cômodo arejado e cuide para que a geladeira não seja aberta o tempo todo, garantindo a refrigeração adequada para suas compras. Também é preciso atenção na hora de cozinhar. A água utilizada no preparo das refeições tem que ser mineral ou filtrada, se não for possível, tire da torneira e ferva antes de usar. Biscoitos, cereais e frutas mais resistentes como a maçã, são opções para manter fora da geladeira sem risco de intoxicação.

Combate

Caso sinta mal-estar, enjoo, vômito, diarreia ou dor de estômago procure um pronto-socorro nas imediações e não tome nenhum tipo de remédio sem prescrição médica. Hidrate-se bastante (com água e água de coco) e mantenha-se em repouso, evitando o sol forte e ambientes lotados.