Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 15/07/2019 às 12:16:39 por Equipe de Comunicação | www.minhavida.com.br
Mau Hálito
Conheça as principais causas

O hálito é o cheiro do ar que a pessoa expira pela boca. O hálito indesejável, característico ou repulsivo é chamado de mau hálito ou halitose. O mau hálito não é uma doença, e sim um sintoma de que algo está errado com o organismo. Geralmente, as pessoas não conseguem sentir seu próprio mau hálito. O sintoma de boca seca pode indicar mau hálito. Há um mito muito difundido de que o mau hálito vem do estômago, mas na maioria dos casos isso não é verdade, e acontece apenas em raros casos de diverticulose esofágica, uma doença que pode deixar o hálito do paciente com um odor caracteristicamente ácido, mas de forma passageira.

Causas

As causas mais comuns do mau hálito são as de origem bucal (90 a 95% dos casos). Dentre elas, podemos citar a língua saburrosa e as doenças da gengiva quando não tratadas. A saburra lingual é uma placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada localizada no dorso posterior (fundo) da língua, que se forma basicamente quando estamos frente a uma diminuição da produção de saliva.

As causas menos comuns do mau hálito são as de origem extra-bucal (5 a 10% dos casos), as quais incluem, quando por vias aéreas superiores, os cáseos amigdalianos. Quando de origem sistêmica ou metabólica, pode ocorrer em decorrência de outras condições, como:

· Jejum prolongado

· Ingestão de alimentos odoríferos (capazes de alterar o hálito)

· Quadro de diabetes não compensado

· Hipoglicemia

· Alterações hepáticas, renais e intestinais.

Cuidados

É importante manter a higiene bucal adequada, com escovação e o uso de fio dental, evitar o fumo e lembrar de que os líquidos antissépticos bucais não são eficazes para tratar o problema subjacente, apenas promovem alívio temporário.