Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 06/09/2019 às 14:48:25 por Equipe de Comunicação
Glucomannan
Inibidor natural de apetite

Glucomannan é uma fibra vegetal solúvel em água derivada da raiz de Konjac, que é uma planta medicinal chamada cientificamente de Amorphophallus konjac, muito consumida no Japão e na China. Esta fibra é um inibidor natural do apetite porque juntamente com a água forma um gel no sistema digestivo, o que aumenta o tempo de digestão dos alimentos, e ajuda a baixar o colesterol e os triglicerídeos, sendo excelente para combater a fome e a esvaziar o intestino, diminuindo o inchaço abdominal.

 

 

Benefícios

  • Promove a sensação de saciedade;

  • Absorve gorduras, tendo um efeito muito positivo na redução do colesterol;

  • Regula o trânsito intestinal​, combatendo a prisão de ventre;

  • Diminui a chegada de açúcar no sangue, contribuindo para diminuir a fome e controlar a diabetes.

Indicação

É indicado para tratamento da obesidade; para auxiliar regimes de emagrecimento; como suplemento em fibras; como coadjuvante no tratamento da diabetes tipo 2.

Recomendação de uso

De 500mg a 2g ao dia dividido em até 2 tomadas.

Ingerir diariamente, uma hora antes das principais refeições com 2 copos de água. A água é muito importante na digestão das fibras.

Mecanismo de ação

Glucomannan tem um efeito sequestrante (forma um gel viscoso que aumenta a absorção de lipídios), um efeito voluminizante (o “gel” formado no estômago prolonga a sensação de saciedade). Os mucilagos lhe conferem uma ação laxante e demulcente (viscosidade e emoliencia).

Comprovação de eficácia

Estudou-se o efeito das fibras hidrossolúveis de Glucomannan em pacientes diabéticos tipo 2, como auxiliares ao tratamento convencional, levando-se em consideração uma série de fatores risco: hiperglicemia, hiperlipidemia e hipertensão. O Glucomannan foi escolhido por se tratar de um polissacarídeo com uma das mais altas viscosidades. O componente fisiologicamente ativo é um polímero do Glucomannan de alto peso molecular que tem demonstrado ter efeitos na redução de lípides, na pressão sanguínea sistólica e na glicemia. Incorporando o Glucomannan em biscoitos comerciais procurou-se determinar se a adição de fibras de alta viscosidade em uma forma mais aceita pelo paladar seria capaz de aumentar os efeitos, melhorando os resultados do tratamento convencional.

Efeitos colaterais

Quando não ingerido com água suficiente o bolo fecal pode se tornar muito seco e duro, causando grave prisão de ventre, e até mesmo, obstrução intestinal, uma situação muito grave, que rever intervenção médica imediata. Não deve ser ingerido durante a gravidez, no período de lactação, ou em caso de obstrução do esôfago. Não deve ser ingerido por crianças.