Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 10/12/2019 às 11:38:57 por Equipe de Comunicação
Lactobacillus Crispatus
Múltiplos benefícios para a saúde da mulher

Os probióticos exercem importante influência no ecossistema vaginal ao protegerem a mucosa contra o estabelecimento de patógenos, incluindo aqueles associados à vaginose bacteriana (VB), o tipo de vaginite mais comum entre as mulheres em idade reprodutiva. Isto ocorre, principalmente, devido à capacidade dos probióticos aderirem às células epiteliais vaginais e devido à inibição do crescimento de patógenos.

O Lactobacillus Crispatus é uma espécie pertencente ao gênero Lactobacillus que é rotineiramente encontrado na região vaginal de mulheres saudáveis, ou seja, ocorre naturalmente na flora vaginal. É um micro-organismo, gram positivo e homofermentativo, que produz ácido lático no ecossistema vaginal apresentando efeito protetor contra infecções.

Como probiótico, o Lactobacillus Crispatus é utilizado na manutenção da saúde vaginal, preservando o equilíbrio das populações bacterianas da flora vaginal e o pH adequado, e no tratamento e na prevenção de vaginoses bacterianas, assim como no tratamento de infecções do trato urinário recorrentes. 

O Lactobacillus Crispatus se destaca não somente por ser o mais prevalente entre mulheres saudáveis com idade reprodutiva, mas também por ser um dos maiores produtores de ácido lático, o que determina o seu maior efeito protetor contra infecções. O seu estudo e quantificação pode servir como biomarcador de saúde vaginal e também demonstra bom desempenho, quando usado como probiótico no tratamento e prevenção da vaginose.

Alguns sintomas que podem indicar que já existe algum desequilíbrio na flora:

  • Inchaço
  • Candidíase
  • Baixa imunidade