Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 06/01/2020 às 22:57:52 por Equipe de Comunicação
Fosfato Ascorbil Magnésio (VC-PMG)
Derivado da vitamina C hidrossolúvel

O VC-PMG, também conhecido como “Fosfato Ascorbil Magnésio”, tem a função de atenuar as rugas, combatendo os radicais livres; favorece a síntese do colágeno, aumentando a retenção hídrica da pele, bem como a elasticidade. O VC-PMG é um derivado da Vitamina C hidrossolúvel que penetra rapidamente através da pele, é capaz de liberar L-ácido ascórbico livre, a vitamina C, nas camadas internas da epiderme. A vitamina C desempenha várias funções fisiológicas na pele, uma delas é a formação de colágeno, presente no tecido conjuntivo e na epiderme. Outro papel da Vitamina C é a inibição da síntese de melanina, com efeito sobre as manchas da pele. A Vitamina C também é capaz de controlar a resposta inflamatória associada a luz ultravioleta. Sua ação é protetora desde que seja aplicada logo após a exposição ao sol. O Fosfato Ascorbil Magnésio é comercializado em cremes, géis e loções para prevenir o ressecamento da pele e desempenhar ação sinérgica com filtros solares, graças à sua propriedade antioxidante.

Avaliação de eficácia

1 - Efeito inibitório da melanogenese e efeito clareador da pele.

O ácido ascórbico inibe a formação da melanina por bloquear a enzima tirosinase, reduzir dopaquinona a dopa e o pigmento escuro (eumelanina) ao pigmento claro (feomelanina). 

2 - Estímulo à síntese de colágeno.

Em estudos conduzidos com fibroblastos humanos, visando a quantificação de colágeno, comprovou-se que Fosfato Ascorbil Magnésio (VC-PMG) é capaz de estimular em 50% a síntese dessa proteína, comprovando sua forte propriedade redensificadora.

3 - Inibição da degradação do colágeno induzida por irradiação UVA.

Sabe-se que a quantidade de colágeno nas células decresce com a irradiação UVA. Em teste realizado, adicionando Fosfato Ascorbil Magnésio (VC-PMG) em cultura de fibroblastos humanos após irradiação UVA, comprovou-se que o decréscimo da quantidade de colágeno foi significantemente inibido após a adição.

4 - Inibição do aumento de MMP-1 induzido por irradiação UVA

Quando os fibroblastos humanos são irradiados por UVA a expressão da colagenase (MMP-1) aumenta. Foi comprovado que após a irradiação, a expressão da MMP-1 é inibida pela adição de Fosfato Ascorbil Magnésio (VC-PMG), reduzindo a degradação do colágeno.

Indicações e aplicações

Fosfato Ascorbil Magnésio (VC-PMG) é indicado em formulações diurnas e noturnas para prevenção e tratamento do envelhecimento cutâneo, em fórmulas anti-idade e clareadoras.

Concentração de uso e recomendações farmacotécnicas

Fosfato Ascorbil Magnésio (VC-PMG) deve ser prescrito de 1,0% a 3.0% em géis, géis-creme e loções para uso facial ou corporal com faixa de estabilidade entre 7,0 e 9,0. Deve ser utilizado 0,6% de matabissulfito de sódio como conservante. EDTA tetrassódico pode ser adicionado para evitar que ocorra recristalização do produto ou alteração da cor. Fosfato Ascorbil Magnésio (VC-PMG é incompatível com hidroquinona, bases aniônicas e ácidos (glicólico, retinóico etc).

Possíveis associações

Fosfato Ascorbil Magnésio (VC-PMG) pode ser associado a outros ativos antioxidantes, clareadores ou antiaging.