Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 19/03/2020 às 17:07:34 por Equipe de Comunicação
Cellynkage
A comunicação celular para uma aparência jovem

Os organismos multicelulares têm células com capacidade de se comunicar umas com as outras, sendo este mecanismo essencial para a manutenção da homeostase entre tecidos, além de possibilitar alterações no perfil metabólico celular. Essa sinalização ocorre em função de fatores de crescimento, oncogenes, Ca2+, pH e hormônios, como o estrogênio, sendo acontecimentos naturais alterados ao longo do processo de envelhecimento. Por este motivo, a menopausa é o período no qual diversas alterações cutâneas se observam, uma vez que os níveis de estrógeno se tornam reduzidos. Dentre estas modificações, podemos citar a queda na capacidade de divisão celular, a diminuição na produção de macromoléculas (colágeno, elastina e glicosaminoglicanos) e o decréscimo da taxa de reparação tecidual. Como resultado a estas alterações, a pele se torna mais fina, flácida, ressecada, enrugada e com manchas senis. Tendo isto em vista, a busca por ativos que melhorem a comunicação celular em peles menopausadas e maduras é um importante alvo a ser utilizado no processo de rejuvenescimento cutâneo.

A comunicação entre as células é realizada através das junções comunicantes, também chamadas junções intercelulares ou junções gap, através de canais formados pela união de proteínas especiais, as conexinas. Estas organizam-se num grupo com 6 moléculas (hexâmeros) em torno de um poro de aproximadamente 1,5nm de diâmetro. Esse conjunto, chamado de conexon, é a unidade estrutural da junção, a qual é formada por dezenas ou centenas dessas estruturas. Assim, conexons de uma célula se alinham com conexons adjacentes de modo a formar canais entre as duas células, possibilitando a comunicação entre as mesmas.

Definição do ativo

Cellynkage é o exopolissacarídeo (polissacarídeo extracelular produzido por algumas bactérias) obtido por biotecnologia, que melhora a comunicação celular entre os queratinócitos e também entre as células da derme e epiderme, para uma pele menopausada mais rejuvenescida.

Cellynkage é obtido a partir das bactérias Halomonas eurihalina, microrganismo que habita o pântano salgado da região de Agua Amarga, na Espanha. Estas bactérias sobrevivem a ambientes com altas concentrações de sal graças à sua capacidade de comunicação e, nessas condições ambientais, secretam exopolissacarídeos específicos.

Mecanismo de ação

Cellynkage melhora a comunicação celular entre os queratinócitos e também entre as células da derme e epiderme. A comunicação entre as células da pele ocorre entre queratinócitos adjacentes através das gaps junctions, e também entre células da derme e epiderme (comunicação crosstalk), através de vesículas.

As proteínas conexinas são essenciais tanto na estrutura das gap junctions, quanto para as vesículas de comunicação. Cellynkage aumenta a expressão das conexinas, promovendo melhor comunicação entre as células e promovendo uma aparência da pele mais jovem. Além disso, também aumenta a expressão de genes relacionados com a síntese da matriz extracelular (MEC).

Benefícios

  • Favorece a beleza das peles maduras e menopausadas.
  • Aumenta a expressão dos genes da proteína conexina, melhorando a comunicação celular através das gap junctions.
  • Melhora a comunicação entre as queratinócitos e entre as camadas da pele.
  • Aumenta a densidade do colágeno favorecendo a firmeza da pele.
  • Melhora na espessura da epiderme.
  • Favorece a suavidade da pele.
  • Uniformiza a estrutura do microrrelevo.
  • Aumenta a densidade do colágeno.

Indicação e aplicações

Indicado para o cuidado de peles menopausadas e maduras.

Pode ser aplicado em diversas formulações para os cuidados dessas peles.