Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 20/08/2020 às 11:33:19 por Equipe de Comunicação | www.minhavida.com.br
O que você precisa saber para respirar melhor

Confira algumas questões que envolvem a respiração e dicas sobre como melhorá-la para trazer mais conforto no dia a dia.

É possível dizer que existe uma forma correta de respirar?

Sim, a respiração tem que ser feita pelo nariz. Uma respiração oral pode ocasionar diversas alterações, como alterações anatômico-crânio-faciais, que são assimetrias na região da bochecha, os lábios podem ficar invertidos, os dentes podem ficar tortos ou separados, o céu da boca pode ficar profundo etc. Sendo assim, a respiração tem de ser pelo nariz!

O uso de chupetas na infância leva a uma respiração bucal?

Sim, a chupeta atrapalha a respiração e faz com que a criança acabe se acostumando a respirar errado. A mesma coisa acontece ao chupar o dedo. Por tanto, é importante evitar ao máximo o uso de chupetas, pois além de problemas respiratórios, elas podem causar uma série de ocorrências na infância, que podem perdurar até a adolescência ou à vida adulta, como apinhar ou encavalar os dentes por causa do palato alto, por exemplo.

Quais são as possíveis causas de uma má respiração?

Várias. Entre elas, a rinite alérgica, que é uma obstrução do nariz por uma hipertrofia dos cornetos - estruturas que temos dentro do nariz - que devido ao quadro alérgico, ficam mais "gordinhos" e edemaciados, fazendo com que a pessoa acabe respirando pela boca.

Outra alteração é no septo nasal – que é uma parede constituída de osso e cartilagem, localizada no meio do nariz, responsável por separar uma narina da outra. Um septo desviado ou torto, gera obstrução nasal e, como consequência, a respiração bucal.

Há também os pólipos nasais, outras alterações (mais severas) dentro do nariz. Em crianças, são comumente conhecidos como hipertrofia adenoamigdaliana. Em adultos, quando acometidos pela rinite, são conhecidos como “carne esponjosa”. Atrapalham a respiração e também causam respiração oral.