Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 03/09/2020 às 13:02:57 por Equipe de Comunicação | Mapric
Conheça os inúmeros benefícios do Óleo essencial de cravo

O óleo essencial de cravo é um poderoso antisséptico, relaxante muscular, balsâmico, analgésico e anestésico, indicado para tratamento de fraqueza física e mental, dor de dente, dor muscular e articular, problemas de garganta, sinusites, asma e bronquites. Acalma os estados emocionais de angustias, fadiga e dor. Também é bastante utilizado como repelente para mosquitos. É benéfico para o sistema digestivo, efetivo contra diarreia, vômito e espasmos.

O eugenol, óleo essencial presente nesta especiaria apresenta efeitos anti-inflamatório, cicatrizante, analgésico e é eficaz na eliminação de bactérias presentes na boca. O alto conteúdo em eugenol proporciona ao óleo essencial propriedades antissépticas, bactericidas, fungicidas, parasiticidas e antimicóticas.

O extrato do cravo tem demonstrado “in vitro” atividade inibidora em frente aos Sthaphylococcus aureus resistentes a penicilina G, Escherichia coli e Candida albicans. O óleo essencial apresenta ação antiespasmódica, anti-inflamatória e anti-histamínica, a partir fundamentalmente da ação do salicilato de metilo e o acetado de eugenila.

Indicação

Dores de dente, reumatismo, artrite, aftas. Antisséptico e estimulante usado como gargarejo. Usado em loções e vaporizações para limpeza da pele do rosto, em produtos de higiene bucal para fazer assepsia e promover um hálito agradável, em banhos de imersão aromáticos e águas perfumadas. É também eficaz no combate à acne. O óleo pode ser usado para massagear músculos doloridos, para suavizar estrias e é eficaz no tratamento de unhas quebradiças, rachadas ou fracas e de calosidades. Usado na elaboração de pomadas para remoção de verrugas. Ainda na forma de pomadas e cremes, alivia a coceira e o inchaço das picadas de inseto. É também utilizado em xampus e loções capilares que limpam e auxiliam o crescimento dos fios.

Contraindicações

Pode provocar contrações na musculatura do útero sendo, portanto, contraindicado para gestantes. O efeito irritante sobre mucosas faz com que o óleo essencial não seja indicado em presença de úlcera gastroduodenal. O uso externo pode causar eventuais reações alérgicas em pessoas sensíveis. O óleo

Efeitos colaterais e tóxicos

O óleo essencial de cravo tem demonstrado ser neurotóxico e irritante das mucosas, em especial quando se subministra em doses inadequadas. A aplicação reiterada da essência sobre a gengiva inflamada pode causar danos à gengiva.

Dosagem / Concentração de Uso

Usar com moderação, pois pode causar irritação na pele: Máx. de 0,5%.

Evitar o uso durante a gravidez.

Armazenamento

Acondicionar em recipiente hermético, ao abrigo da umidade, do calor e da luz solar direta.