Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 03/09/2020 às 13:15:52 por Equipe de Comunicação | https://melhorcomsaude.com.br/medicamentos-fotossensiveis/
O que são medicamentos fotossensíveis

A estabilidade dos fármacos pode ser alterada por vários fatores. Os medicamentos fotossensíveis contêm drogas que devem ser protegidas da luz, tanto natural quanto artificial. Caso contrário, muitos dos componentes se deteriorarão e o medicamento perderá sua eficácia clínica. É por esse motivo que essas drogas são embaladas em recipientes opacos, para impedir a penetração da luz. Por exemplo, algumas formas injetáveis de medicamentos fotossensíveis são apresentadas em ampolas ou frascos de cor âmbar com a finalidade de proteção. Recomenda-se que esses medicamentos fotossensíveis sejam sempre mantidos em seus recipientes até a sua utilização. Se forem removidos dos recipientes, um método eficaz é cobri-los com papel alumínio ou outro papel opaco que não permita a passagem da luz.

Dependendo do tipo de medicamento, as medidas de proteção contra a luz serão diferentes.

Não proteger da luz: são medicamentos não fotossensíveis, com ingredientes ativos fotossensíveis ou sem dados de fotossensibilidade, protegidos por uma embalagem primária opaca à luz.

Proteger da luz: inclui medicamentos com ingredientes ativos fotossensíveis cuja embalagem primária não protege da luz.

Proteger da luz devido à ausência de dados de fotossensibilidade: são medicamentos que contêm ingredientes ativos para os quais não existem dados de fotossensibilidade e cuja embalagem primária não protege da luz.

Por outro lado, no que diz respeito às formas orais sólidas, as medidas de proteção à luz são classificadas em:

Não proteger da luz: da mesma maneira que para os medicamentos anteriores.

Proteger da luz armazenando em outra embalagem de material opaco: inclui medicamentos com ingredientes ativos fotossensíveis ou para os quais não há informações disponíveis sobre a sua fotossensibilidade. Além disso, a embalagem primária não protege da luz.