Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 26/02/2021 às 18:30:31 por Equipe de Comunicação | www.minhavida.com.br/saude/temas/obesidade
Obesidade é coisa séria!

A obesidade é uma doença crônica, caracterizada pelo aumento do peso corporal em decorrência do acúmulo anormal ou excessivo de gordura no organismo. É uma condição clínica complexa e de etiologia multifatorial, ou seja, relacionada tanto a fatores genéticos quanto ambientais (incluindo os hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, utilização de determinados medicamentos, noites mal dormidas e tabagismo). Além disso, a obesidade também pode ser um resultado de outras doenças prévias, tais como o hipotireoidismo e diabetes.

O índice de massa corporal (IMC) é o cálculo mais utilizado para avaliação da adiposidade corporal. É realizado através da divisão do peso do indivíduo pela sua altura elevada ao quadrado (kg/m2), sendo considerado normal ou adequado quando o valor do resultado está entre 18,5 e 24,9. Por outro lado, um IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 reflete um quadro de sobrepeso, enquanto que uma pessoa é considerada obesa quando seu IMC é maior ou igual a 30 kg/m2. A obesidade pode às vezes ser atribuída a uma causa médica, como a síndrome de Prader-Willi, a síndrome de Cushing e outras doenças. No entanto, esses distúrbios são raros e, em geral, as principais causas da obesidade são:

Inatividade: se você não é muito ativo, você não queima tantas calorias. Com um estilo de vida sedentário, você pode facilmente ingerir mais calorias todos os dias do que com exercícios e atividades diárias normais.

Dieta não saudável e hábitos alimentares: o ganho de peso é inevitável se você comer regularmente mais calorias do que você queima. E a maioria das dietas dos americanos é muito rica em calorias e está cheia de fast-food e bebidas de alto teor calórico.

Tratamento de Obesidade

Como a obesidade é provocada por uma ingestão de energia que supera o gasto do organismo, a forma mais simples de tratamento é a adoção de um estilo de vida mais saudável, com menor ingestão de calorias e aumento das atividades físicas. Essa mudança não só provoca redução de peso e reversão da obesidade, como facilita a manutenção do quadro saudável.

Alimentação saudável

Embora a correria do dia a dia dificulte a realização de uma alimentação saudável, pequenas mudanças já podem fazer uma grande diferença na sua saúde: invista nas frutas, legumes e vegetais, prefira alimentos integrais aos refinados, evite alimentos como biscoitos, bolachas e refeições prontas. Elas são ricas em açúcar, sódio e gorduras – tudo o que sua filha ou filho não pode comer em exagero, limite o consumo de bebidas adoçadas, incluindo os sucos industrializados. Essas bebidas são muito calóricas e oferecem poucos ou nenhum nutriente. Reduza o número de vezes em que a família vai comer fora, especialmente em restaurantes de fast-food. Muitas das opções do menu são ricas em gordura e calorias, sirva porções adequadas.