Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 02/10/2021 às 12:05:00 por Equipe de Comunicação | https://wp.ufpel.edu.br/empauta/pesquisa-aponta-que-consumo-de-sal-em-excesso-pode-causar-obesidade/
O consumo de sal e a obesidade
Cada grama extra de sal aumenta em 25% o risco de obesidade

O consumo em excesso de sal favorece a obesidade. É o que aponta um estudo publicado na revista científica Hypertension. Os pesquisadores concluíram que a cada grama extra consumido de sal o risco de obesidade aumenta em mais de 25%, tanto em crianças quanto em adultos. O risco de obesidade ocorreu independente da quantidade de calorias ingeridas. Participaram do estudo 458 crianças e 785 adultos e foi observada uma associação significativa entre o consumo de sal, a circunferência da cintura e a porcentagem de gordura no corpo. Nas crianças os pesquisadores notaram que cada grama extra de sal aumentou o risco de obesidade em 28%, enquanto nos adultos as chances de obesidade cresceram 26% com a mesma quantidade a mais. Os cientistas ainda não entenderam por que o sal favorece a obesidade e afirmam que são necessários mais estudos para compreender esta relação. A quantidade recomendada de sal por dia é no mínimo 3 gramas e no máximo 6 gramas por dia. O excesso de sal também favorece a hipertensão.

Alho e Cebola

Os acompanhamentos básicos de quase todos os nossos pratos fazem muito bem a nossa saúde. "O alho, por exemplo, contribui para a diminuição da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol. Já a cebola inibe a ação de algumas bactérias e fungos prejudiciais ao nosso organismo e diminui os riscos de trombose e aterosclerose", diz a especialista. A duplinha também ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de pulmão, estômago, próstata e fígado.