Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 13/10/2021 às 12:33:32 por Equipe de Comunicação
L-isoleucina
Melhora o metabolismo e regula a glicemia

Um dos 20 aminoácidos essenciais, a Isoleucina, que também é conhecida como L-isoleucina ou ácido (2S,3S)-2-Amino-3-metilpentanóico, é um isômero da leucina. Também um aminoácido essencial por não poder ser sintetizado pelo organismo do ser humano. Importante também na síntese da hemoglobina que regula os níveis sanguíneos de glicose.

Dos quatro isômeros conhecidos, somente a L-Isoleucina é encontrada nas proteínas. Pelo fato de suas propriedades físico-químicas serem muito similares às da L-Leucina, a L-Isoleucina pura, não é facilmente obtida a partir dos hidrolisados de proteínas, mas pode ser obtida por fermentação.

Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) associam-se a efeitos positivos no peso corporal, síntese de proteínas musculares, diminuição da degradação muscular e homeostase da glicose.

A suplementação baseada neste tipo aminoácido BCAA pode melhorar o quadro de casos de doenças hepáticas. Entretanto, este tipo suplementação, a base de BCAA, como muitos outros, deve ser realizado de forma controlada e cautelosa, visto que os níveis elevados estão presentes em condições como diabetes tipo 2 que é associada à obesidade.

Dentre as principais funções da Isoleucina destacam-se a atuação no metabolismo energético e a recuperação muscular após exercícios.

Outras funções da Isoleucina compreendem o controle dos níveis de açúcar no sangue, o aumento da produção de hemoglobina e o bloqueio da eliminação da vitamina B3 (niacina) feita pelos rins.

Bioquímica

É glicogênica e cetogênica. Forma o ácido acético, (cetogênico) e o ácido propiônico (glicogênico) através do ácido a-metilbutírico.

Um desequilíbrio nutricional pode ocorrer com a L-Leucina e a L-Valina (os outros aminoácidos de cadeia ramificada) se os mesmos não forem ingeridos em proporção balanceada. Juntamente com estes dois, está envolvido na regulação da síntese proteica e na manutenção da massa muscular corporal.

Indicações

Como ingrediente de soluções parenterais e enterais de aminoácidos e em suplementos de aminoácidos de cadeia ramificada. Aumenta a síntese de hemoglobina. Participa do metabolismo glicídico e ajuda a regular a glicemia.

Excesso

Pode predispor à pellagra.