Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 18/11/2021 às 21:54:39 por Equipe de Comunicação | https://www.abf.com.br/hipertensao-arterial/?
Hipertensão arterial: previna e evite

A hipertensão arterial é uma doença sistêmica provocada basicamente pelo enrijecimento das artérias, levando a um estreitamento das paredes dessas artérias. Esse estreitamento pode ser causado por fatores genéticos, raciais, sedentarismo, consumo abusivo de sal de cozinha, tabagismo, sobrepeso/obesidade, stress, diabetes mellitus, ingestão de bebidas alcoólicas e medicamentos como anti-inflamatórios, corticoides, descongestionantes nasais, antidepressivos e anticoncepcionais.

Trata-se de uma doença que pode ser silenciosa (sem sintomas) que quando não tratada poderá levar a doenças cardíacas, renais, oculares e cerebrais. O limite máximo da pressão arterial em repouso é de 13,5 x 8,5. Acima desses valores o indivíduo é considerado hipertenso.

 

Sintomas e consequências

Dores de cabeça ou torácicas, visão com pontos brilhantes, dificuldade para respirar e vertigem podem ser alguns dos sintomas de hipertensão. É preciso medir a pressão arterial nesses momentos e, posteriormente, em intervalos regulares para controle. A hipertensão pode provocar angina (dor no peito), infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e lesões renais graves.

Os perigos do sal

A dieta habitual dos brasileiros contém em média mais de 12 gramas de sal por dia. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma ingestão máxima de 5 gramas por dia para quem não é hipertenso. Já os portadores de hipertensão arterial devem reduzir a ingestão para 2,5 gramas de sal por dia. Isso equivale a uma colher das de café rasa de sal por refeição, evitando também o consumo de alimentos industrializados como embutidos, enlatados, refrigerantes e sucos de caixinha.