Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 11/12/2021 às 15:29:51 por Equipe de Comunicação
Bacopa Monnieri
Conheça a planta da inteligência

Sinonímia Científica: N/A Nome popular: Brahmi; água hissopo. Família: Scrophulariaceae Parte Utilizada: Parte aérea. Composição Química: Extrato padronizado em 30% de Bacosídeos. Alcalóides, Saponinas (bacosídeos); Esteróis; Açúcares e minerais. 

Bacopa monnieri é uma planta adaptógena utilizada na medicina Ayurvédica de grande importância medicinal e suas características botânicas são: planta perene, pequena, rastejante, comum em lugares pantanosos em toda a Índia. As substâncias encontram-se concentradas principalmente nas folhas e caules, suas propriedades farmacológicas são atribuídas aos altos teores de princípios ativos basicosídeos de alta eficácia sobre o sistema nervoso central.

 Indicações e Ação Farmacológica

 Bacopa monnieri, está indicado para potencializar a memória, aprendizagem e concentração, diminuir o estresse mental auxiliando na prevenção à doença de Alzheimer. Anti-inflamatório, dores crônicas, sedativo, cardiotônico, antiulceroso, aumenta vida útil das células da mucosa gástrica, hepatoprotetor, auxilia na síndrome de colón irritável, antioxidante, vasoconstritor, tratamento de bronquite, e auxilia no tratamento da epilepsia. Em estudo pré-clínico com animais foram avaliados, os efeitos de bacosideo no cérebro à longo prazo. Os animais receberam suplementação com extrato de Bacopa padronizado em bacosides, os resultados foram satisfatórios. As pesquisas mostram que os compostos de Bacopa monnieri influenciam as células do cérebro que incitam a regeneração do tecido cerebral exercendo efeitos facilitadores na retenção mental na resposta de evasão e invertem os efeitos amnésicos de neurotoxina, escopolamina, eletrochoque, e imobilização do estresse apresentando valor terapêutico contra a rápida degeneração associada à doença de Alzheimer. Outros achados sugerem que BM tem um efeito antidopaminérgica/serotonérgica e pode ter efeitos benéficos potenciais no tratamento de dependência da morfina. Em outros estudos pré-clínicos realizados com animais, investigaram os efeitos antiepilépticos do extrato de Bacopa monnieri. O extrato etanólico (50mg/k) das folhas produziu atividade anticonvulsivante significativa, apresentou um amplo espectro de perfil anticonvulsivante contra convulsões química, elétrica e de hipóxia e ainda pode potencializar o efeito do Diazepan que é usado para a proteção contra convulsões. O estudo concluiu que o extrato de Bacopa monnieri é um fármaco anticonvulsivante potente.

Toxicidade/Contraindicações 

Não apresenta toxicidade nas dosagens indicadas

Dosagem e Modo de usar

- Extrato seco: 75 a 150 mg, três vezes ao dia.