Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 15/03/2022 às 13:48:19 por Farmacêutico
MicrobiomeX®
Diminui a inflamação do intestino, melhora a imunidade e gerencia o peso!

O que é o MicrobiomeX®?

MicrobiomeX® é um flavobiótico para a saúde intestinal. Trata-se de uma nova categoria para melhorar a saúde intestinal, além dos tradicionais probióticos e prebióticos. É um ingrediente natural obtido do extrato das plantas de citrus (Citrus sinensis e Citrus paradisi).

A exposição contínua a agentes agressores, estresse, carências nutricionais ou ausência de higiene podem perturbar o equilíbrio da microbiota intestinal (as bactérias que habitam nosso trato intestinal, antigamente chamadas de flora intestinal) e tornar o corpo suscetível a infecções, além de causar disfunções metabólicas.

Para que serve?

Os flavonoides do MicrobiomeX® ajudam a estabelecer o equilíbrio da microbiota intestinal e proteger o intestino fortalecendo a barreira intestinal, diminuindo com isso a inflamação intestinal e fortalecendo o sistema imunológico.

MicrobiomeX® atua de duas maneiras:

  • Diretamente por meio da ação de seus metabólitos ativos;
  • Através da modulação do microbioma intestinal.

Doenças Gastrointestinais

As infecções gastrointestinais são umas das principais causas de mortalidade em todo o mundo. Em particular nos países em desenvolvimento as doenças metabólicas, inflamatórias e autoimunes vêm crescendo. O aumento dessas doenças está associado com a mudança da dieta ocidental, este é um importante fator que influencia o ecossistema intestinal.

Intestino e Sistema imunológico

O sistema imunológico é um conjunto de órgãos e células muito poderosas, responsável pelo sistema de defesa do organismo, que representa quase 2% das células do nosso corpo. A exposição repetida a agentes agressores, algumas carências nutricionais ou má higiene no dia a dia, podem perturbar o equilíbrio deste sistema e enfraquecer a imunidade.

Isso ocorre devido a conexão intrínseca do sistema imune com o intestino. É estimado que 70% das células imunológicas se encontram no intestino. Uma perturbação na microbiota pode acarretar em consequências diretas na imunidade.

É possível fortalecê-la com uma alimentação saudável, higiene pessoal adequada, com o aporte de probióticos e com a suplementação de flavobióticos.

Importância do Microbioma Intestinal

A microbiota intestinal contribui para a metabolização de nutrientes e vitaminas essenciais para o corpo, contribuindo para a obtenção de energia a partir dos alimentos.

A obtenção de energia a partir de uma dieta adequada é uma função metabólica importante, uma vez que as células, precisam de energia para se manterem vivas. Alguns nutrientes que são ingeridos a partir da alimentação não são totalmente digeridos pelas enzimas estomacais e intestinais, como fibras e alguns carboidratos complexos. Dessa forma, estes compostos sofrem fermentação pelos microrganismos comensais do intestino, obtendo-se oligossacarídeos e monossacarídeos e, a partir destes, ácidos graxos de cadeia curta (AGCC).

Ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) são ácidos graxos orgânicos, contendo de um a seis átomos de carbono.

A fermentação que gera compostos é realizada por bactérias anaeróbicas, principalmente dos gêneros Bifidobacterium e Lactobacillus, presentes no intestino grosso. O crescimento dessas bactérias é, portanto, benéfico para a saúde intestinal e, ao mesmo tempo, inibe o crescimento de bactérias patogênicas.

A composição da dieta influencia diretamente a produção dos AGCC. Os AGCC produzidos em maior abundância são o acetato, o propionato e o butirato. O butirato funciona como substrato energético do metabolismo celular do epitélio do cólon, enquanto os restantes vão para o fígado e servem de substratos na gliconeogênese e lipogênese, fundamentais para a formação de glucose e ácidos graxos, respectivamente que são essenciais no processo anti-inflamatório.

 

Fonte: Biovital – Material Técnico