Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 01/10/2022 às 12:45:21 por Farmacêutico | PharmaSpecial
NANO BTX-C®
A Toxina Botulínica C na forma de peptídeo para aplicação tópica!

Dinâmica das RUGAS DE EXPRESSÃO e o COMPLEXO SNARE

O complexo SNARE é formado por filamentos peptídicos por onde se ligam as vesículas ricas em acetilcolina. A fusão desta vesícula na junção neuromuscular, mediada pelo complexo SNARE, é o que provoca a contração muscular.

As rugas de expressão, diferentemente das rugas causadas pela perda de volume (colágeno e/ou gordura), são formadas pela contração muscular. A contração muscular esquelética é mediada pela liberação do neurotransmissor acetilcolina que se liga ao complexo SNARE nas terminações neuromusculares.

O mecanismo de ação da toxina botulínica no relaxamento da fibra muscular é justamente atuar no complexo SNARE, realizando a ruptura dos peptídeos envolvidos. A ruptura dos peptídeos dependerá do tipo de toxina botulínica.

A toxina botulínica do tipo C é a mais indicada para a efetiva ação miorelaxante visto que rompe o complexo SNARE da forma mais adequada e efetiva.

NANO BTX-C® é FUNCIONAL, ESTÁVEL e BIODISPONÍVEL

Especializada no desenvolvimento de PEPTÍDEOS BIOIDÊNTICOS e FATORES DE CRESCIMENTO, a CAREGEN desenvolveu por biotecnologia o NANO BTX-C® isolou da Toxina C cinco aminoácidos e revestiu com nanotecnologia (a mesma utilizada em NANOFACTOR®). Esta tecnologia não garante apenas a FUNÇÃO como também a ESTABILIDADE e BIODISPONIBILIDADE UNIFORME do peptídeo na pele e junção neuromuscular.

DICAS FARMACOTÉCNICAS

NANO BTX-C® é um peptídeo nanolipossomado. Desta forma:

- pH indicado: 4,5 – 6,5;

- Não aquecer. Temperatura de incorporação abaixo de 45 ⁰C;

- Não associar a tensoativos (sabonetes e shampoos);

- Associação com álcool etílico: quantidade máxima de 30%

Veículos indicados:

- POLÍMEROS aniônicos e não iônicos nas reologias de GEL, FLUÍDO e SÉRUM

- EMULSÕES aniônicas e não iônicas nas reologias de CREME e LOÇÃO

- GEL CREME de natureza aniônica ou não iônica

- SPRAYS

CONCENTRAÇÃO DE USO: 5 – 10%

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. SPOSITO M. M de M. – Artigo de revisão: Toxina Botulinica A – mecanismo de ação. Doi: 10.11606/issn.2317-0190.v16i1a103037

2. TURTON K, CHADDOCK JA, ACHARYA KR. Botulinum and tetanus neurotoxins: structure, function and therapeutic utility. Trends Biochem Sci. 2002;27(11):552-8.

3. Literatura original CAREGEN – NANO BTX-C®