Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 13/12/2022 às 10:13:21 por Farmacêutico | FAGRON
ÁCIDO LACTOBIÔNICO
Polihidroxiácido com efeito cicatrizante

O Ácido Lactobiônico é um novo cosmético e uma das últimas novidades em tecnologia skin care e possui potente propriedade rejuvenescedora, antioxidante e cicatrizante.

Pertencente ao grupo dos poli-hidroxiácidos (PHA), o Ácido Lactobiônico é o resultado da junção da Gluconolactona com a Galactose. Por ser mais suave que os alfa-hidroxiácidos (AHAs), ele normaliza o turn over celular (renovação celular) e exerce efeito rejuvenescedor sem irritar a pele.

A Galactose presente na sua estrutura fornece ação cicatrizante ao Ácido Lactobiônico, o que faz dele um componente eficaz em produtos para peles acnéicas, sensíveis e danificadas por esfoliantes químicos.

Além disto, o Ácido Lactobiônico é capaz de ligar-se fortemente à água e formar uma película geleificante que, aplicada topicamente, amacia e aveluda a pele.

Aplicações

O Ácido Lactobiônico possui elevada ação antioxidante, hidratante e rejuvenescedora, vindo a ser excelente opção em produtos anti-aging, anti-fotoenvelhecimento, hidratantes e rejuvenescedores. O poder cicatrizante do AL também permite sua utilização em produtos anti-acnéicos e em peles sensíveis.

Mecanismo de ação

O Ácido Lactobiônico (AL) é um ácido orgânico obtido a partir da oxidação química ou microbiana da lactose. Sua estrutura molecular e funcionalidade assemelham-se à Gluconolactona e outros ácidos (como ácido lático e glucárico).

Conhecido como ácido galacto-glucônico, AL é composto por uma molécula de Galactose unida a outra de Gluconolactona (ou ácido glucônico) através de uma ligação semelhante ao éter. Presume-se que essas duas moléculas sejam enzimaticamente liberadas quando da aplicação tópica do AL, vindo a exercer seus efeitos cosméticos separada e concomitantemente na pele.

A unidade de Gluconolactona pertence ao grupo dos polihidroxiácidos e exerce comprovados benefícios sobre a pele quando aplicado topicamente. Já a Galactose é um açúcar endógeno utilizado pelo organismo na síntese de glicosaminoglicanas e colágeno, duas fibras de sustentação do tecido cutâneo responsáveis pelo seu grau de tonicidade.

Recomendação de uso

Sua faixa de concentração de uso é de 2 a 10%.

pH de estabilidade: entre 3.0 – 5.0.

Fonte: Material Técnico FAGRON