Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 18/03/2015 às 09:16:43 por Farmacêutico | Nutrição Brasil by Dr. Júlio Caleiro
PQQ retarda os cabelos de ficarem brancos e promove a longevidade
PQQ é 100 vezes mais eficaz que a vitamina C

Por que as mitocôndrias são tão importantes?

Segundo o médico, Dr. Lair Ribeiro, PhD cardiologista e nutrólogo, a tendência é considerar que as ‘mitocondriopatias’ são a base de TODAS as doenças.

Encontrada no interior das células do corpo, as mitocôndrias são responsáveis pela produção de nossa principal fonte de energia, o trifosfato de adenosina (ATP). A ATP fornece, pelo menos, 95% da energia celular que alimenta TODAS as funções da vida. De acordo com um número crescente de biólogos celulares, o número e a funcionalidade das mitocôndrias determinam o tempo de vida da pessoa, isto é, sua longevidade.

Enquanto a coenzima Q10 otimiza a função mitocondrial, e protege contra os danos dos radicais livres, os cientistas encontraram outra coenzima que desencadeia a criação de novas mitocôndrias. Um enorme avanço na pesquisa de 2012, mostrou que a coenzima pirroloquinolina quinona (ou PQQ) ativam genes que induzam a biogênese mitocondrial, isto é, a formação espontânea de novas mitocôndrias. A deficiência de PQQ afeta negativamente a expressão de 438 genes, e o estudo mostrou que a suplementação com PQQ inverte este efeito.

Antes desta descoberta, poucas maneiras eram cientificamente confirmados para estimular de forma confiável a criação de novas mitocôndrias, como dieta de restrição calórica ou atividade física extenuante, sendo que ambos são maneiras rigorosas e impraticável para maioria das pessoas (principalmente idosos).

PQQ oferece meios mais práticos para reverter o declínio mortal de mitocôndrias, que é a causa de envelhecimento precoce e doenças degenerativas.

Todavia, resultados anteriores já indicavam repetidamente o papel central da PQQ no nascimento de novas mitocôndrias. Em pesquisas com animais, quando estes eram privados de PQQ em suas dietas, exibiram crescimento atrofiado, taxas deficientes de concepção e mais importante, menos mitocôndrias. No entanto, com a re-introdução de PQQ na dieta, houve inversão destes efeitos, ao mesmo tempo aumentando o número de mitocôndrias e eficiência na produção de energia.

Como a Coenzima Q10, a PQQ também apóia ativamente a transferência de energia dentro das mitocôndrias, que abastante o organismo com maior parte de sua bioenergia. PQQ foi provado na neutralização de dois dos radicais livres mais potentes: o superóxido e o hidroxilo.

Pesquisas demonstraram que PQQ é de 30 à 5.000 vezes mais eficiente na redução da oxidação do que outros antioxidantes comuns, tais como a vitamina C. PQQ é 100 vezes mais eficaz que a vitamina C.

Num estudo surpreendente de 2010, cientistas relataram que a proteção da função mitocondrial semelhante é vista em alguns outros componentes, como resveratrol, quercetina, hidroxitirosol. Todavia, constataram que é necessário um milhão de vezes mais destes outros componentes para ter um efeito protetor equivalente a PQQ em mitocôndrias.

PQQ apresenta benefícios neuroprotetores e cardioprotetores. Sabe-se que 25% do coração é constituído de mitocondrias. Daí, já se observa que qualquer declínio da saúde mitocondrial, poderá representar um prejuízo enorme para o coração. PQQ foi comprovado em bloquear o desenvolvimento de proteínas anormais associados a doenças neurodegenerativas, isto é, impede danos promovidos devido pela beta-amilóide associado com a doença de Alzheimer e proteína alfa-sinucleína, associado a doença de Parkinson.

Em seres humanos, a suplementação com PQQ melhorou significativamente a função cognitiva (função cerebral) em pessoas de meia-idade e idosos.

Os pesquisadores classificam PQQ como um micronutriente essencial, e informam que o corpo não o fabrica ou produz de modo suficiente para uma boa saúde, e que a suplementação é indispensável. Diz o médico Dr. Lair Ribeiro: “quando a fisiologia é otimizada, o corpo desencadeia um processo de autocura”.

 

Indicações:

  •  Combate envelhecimento celular
  •  Antioxidante
  •  Protege cabelos do embranquecimento
  •  Promove a formação de novas mitocôndrias
  •  Protege e aumenta as estruturas mitocondriais promovendo uma função celular juvenil de três maneiras diferentes:
  1. Poder antioxidante.
  2.  Favoravelmente modula a expressão genética.
  3.  Defesa mitocondriais.

 

Dosagem / Posologia:

10 mg , 1 x dia, preferencialmente pela manhã.

 

Contra indicações:

Grávidas e lactantes.

 

Sugestões associação de ativos:

Carnitina,  ácido lipoíco, coenzima Q10 e resveratrol.

 

Cápsulas para cabelo branco:

Cientistas descobriram que o embranquecimento dos cabelos acontece quando um radical livre denominado hidroxila ataca as células produtoras de melanina da raiz dos fios, levando à morte dessas células e ao embranquecimento progressivo dos fios. Outro grupo de cientistas descobriu que PQQ combate aos radicais livres do tipo hidroxila. Basta ingerir uma única cápsula de 10mg de PQQ ao dia para proteger os cabelos do embranquecimento e proteger as demais células do corpo devido ao seu poder antioxidante.