Central de Atendimento: (67) 3521-8891
Postado 16/07/2015 às 18:47:11 por Farmacêutico | Informe Técnico Gamma
Fo-tí
Antienvelhecimento, Longevidade, Tônico, Perda de cabelo, Perda prematura da cor do cabelo!

Fitoterápico:

Nome científico: Polygonum multiflorum

Sinônimo: Ho Shou Wu, Foti, polígono, He Shou Wu (China), knotweed florido, knotweed trepadeira, cornbind chinês.

Família: Polygonaceae

Parte utilizada: raiz

Princípio ativo: extrato concentrado 12:1


Histórico:

Originária da China, encontrada no Japão e Taiwan. Venerada na medicina chinesa pelos seus efeitos que estimulam o antienvelhecimento e a longevidade.

He shou wu significa homem de cabelo preto, seu nome surgiu após um chinês idoso ter alegado que após utilização da raiz restaurou sua vitalidade e juventude e voltou a ficar com cabelos pretos. Esta capacidade de restaurar a cor natural do cabelo é um dos seus atributos mais conhecidos.

Fo-ti é nativo da China central e do sul e é distribuído no Japão e Taiwan. É uma erva perene e trepadeira, que pode crescer até 30 metros de altura. A planta tem caules vermelhos, folhas em forma de coração e flores brancas ou rosadas. As raízes e as plantas até 4 anos de idade são secas no outono. Os caules e folhas são usados também.


Descrição:

O Fo-ti é composto de potássio, magnésio, fósforo, glicosídeos fenólicos, ácidos gordurosos não saturados, lecitina, dentre outras substâncias químicas. Ajuda a evitar o envelhecimento precoce. É um dos principais tônicos herbários usados na medicina popular asiática.

A raiz do Fo-ti ajuda a manter a cor do cabelo e fortalece os olhos, glândulas endócrinas, sangue, ossos e músculos. É indicada nos casos de constipação causadas por ressecamento no intestino.


Usos Diversos:

Na China, milhões de pessoas tomam regularmente fo-ti para o seu rejuvenescimento e por suas propriedades tonificantes. Ele é usado para aumentar a função hepática e renal e para limpar o sangue. A planta também é prescrita para sintomas de envelhecimento prematuro, tais como os cabelos grisalhos. Foti também é usado para a insônia, ossos fracos e constipação. Pode aumentar a fertilidade, aumentar os níveis de açúcar no sangue e aliviar dores musculares e apresenta propriedades antimicrobianas contra as micobactérias e malária. Os chineses usam a raiz da planta para o câncer também. Há evidências limitadas em experimentos com animais de suas propriedades antitumorais. Fo-ti também tem sido mencionado como benéfico para a aterosclerose. Num ensaio clínico em humanos, fo-ti exibiu efeitos de redução.


Indicações:

  • Rejuvenescedor
  • Tônico
  • Afrodisíaco
  • Analgésico
  • Antiinflamatório
  • Antifúngico
  • Antibacteriano
  • Fertilidade
  • Diurético
  • Hepatoprotetor

Mecanismos de Ação:

A raiz de Polygonum multiflorum é comumente utilizada na medicina oriental, e conhecida por suas propriedades antifúngica, antibacteriana e antienvelhecimento, e há relatos de atividade antioxidante celular pelo aumento da atividade do Cu, Zn superóxido dismutase (SOD1), pela inibição da formação de lipídios oxidados e por reprimir a peroxidação lipídica na mitocôndria de coração de rato.

Análises sugerem também que seus extratos são capazes de inibir fortemente a destruição de SOD1 (superóxido dismutase) pelas radiações ultravioletas,relatando seu potencial anti fotoenvelhecimento da pele (HWANG et al., 2006). Seu extrato metanólico ainda possui efeito inibitório sobre a acetilcolinesterase e a angiotensina (BARBOSA-FILHO et al., 2006a; BARBOSA-FILHO et al., 2006b).


Dosagem / Posologia:

100mg


Efeitos colaterais:

Raros distúrbios gastroinstestinais.

Pode causar brotoejas (erupção cutânea com vesículas e acompanhadas de prurido) em pessoas sensíveis.

A raiz pode causar diarréia e o uso excessivo, o enfraquecimento dos membros.


Contra-indicações:

Não é recomendado o uso em mulheres grávidas e lactentes.


Referência:

  • Battinelli et al, (2004) New case of acute hepatitis following the consumption of Shou Wu Pian, a Chinese Herbal product derived from Polygonum multiflorum. Ann Intern Med 140: E589
  • But et al, (1996) Hepatitis related to the Chinese medicine Shou Wu Pian manufactured from Polygonum multiflorum. Vet Hum Toxicol 38: 208-282
  • Park et al (2001) Acute hepatitis induced by Shou Wu Pian, a herbal product derived from Polygonum multiflorum. J Gastroenterol Hepatol 16: 115-117
  • Panis et al (2005) Recurrent toxic hepatitis in a Caucasian girl related to the use of Shou-Wu-Pian, a Chinese herbal preparation. J Pediatr Gastroenterol Nutr 41: 256-258